Arquivo

REGISTROS DE NASCIMENTOS DOS FILHOS


Registro de Nascimento de Filomina Rosa Bernardes, em Camboriú (p. 5v e 6)
Filomina
Nº 12. Aos vinte dias do mês de Fevereiro do ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e setenta e seis, nesta Freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Cambriú, município de Itajahy, Província de Santa Catharina, compareceram em meu cartório Jeremias José Bernardes e em presença das testemunhas abaixo nomeadas e assinadas, apresentou-me uma criança do sexo feminino e declarou: que no dia trinta e um do mês de Janeiro próximo passado, as oito horas da tarde no lugar denominado Morretes nasceu uma criança do sexo feminino, filha legitima de mulher livre, ainda por batizar, mas destinando o nome de Filomina, Pais o declarante Jeremias José Bernardes e Roza Lucinda da Conceição, brasileiros, livres, lavradores, casados nesta Paróquia em casa particular, com licença do Bispo, e residentes nesta mesma Paróquia. Avós paternos José Francisco Bernardes e Roza Leonarda Bernardes, maternos Vicente Coelho da Rocha e Lucinda Roza da Conceição. Do que para constar lavrei este termo, que depois de lhes lido e o achar conforme, comigo assinam o declarante e as testemunhas Manoel Anastacio Pereira e Anastacio José Bernardes, lavradores e moradores nesta Freguesia. Eu José Florencio da Silva, Escrivão de Paz, escrevi e assino. Escrivão José Florencio da Silva. Jeremias José Bernardes. Manoel Anastacio Pereira. Anastacio José Bernardes.
Batizada no dia 28 de Outubro de 1876, pelo nome de Filomina, como a determinou no assento. Foram padrinhos Gabriel Coelho da Rocha Sobrinho e sua irmã Maria Lucinda Coelho.


Registro de Nascimento de Maria (falecida recém-nascida), em Camboriú (p. 78 e 78v)
Nº 177. Maria.
Aos dois dias do mês de Julho do ano de mil oitocentos e setenta e sete, nesta Freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Cambriú, Município de Itajahy, Província de Santa Catharina, compareceu em meu cartório Jeremias José Bernardes e em presença das testemunhas abaixo nomeadas e assinadas apresentou-me uma criança do sexo feminino e declarou: que no dia vinte cinco do mês de junho pretérito, no lugar “Morretes” nasceu uma criança do sexo feminino, filha legitima de mulher livre, e morreu depois do parto e batizada em casa pelo nome de Maria, Pais o declarante Jeremias José Bernardes e sua mulher Rosa Lucinda da Conceição, brasileiros, livres, lavradores, casados nesta Paróquia em casa particular, avós paternos José Francisco Bernardes e Rosa Leonarda Bernardes, maternos Vicente Coelho da Rocha e Lucinda Rosa da Conceição. Foram (sic) padrinho João Silvério Coelho. Do que para constar lavrei este termo, que depois de lhe ser lido e o achar conforme, comigo assina o declarante e as testemunhas José Francisco Bernardes e Sergio Antonio da Graça. Eu José Florencio da Silva, Escrivão de Paz, o escrevi e assino. O Escrivão José Florencio da Silva. Jeremias José Bernardes. José Francisco Bernardes. Sergio Antonio da Graça. 1877.



REGISTROS DE BATISMOS DOS FILHOS


Registro de Batismo de Maria Rosa Bernardes, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Itajaí, em 17/08/1862 (L. 2, p. 152)
Agosto 17 (1862). No mesmo dia supra batizei e pus os santos óleos à inocente Maria, filha legítima de Jeremias José Bernardes e de Rosa Maria Lucinda, (que) nasceu no dia onze de Julho do ano corrente, neta paterna de José Francisco Bernardes e Rosa Bernarda, e materna de Vicente Coelho da Rocha e Lucinda Rosa, foram padrinhos Vicente Coelho da Rocha e sua mulher. E por ser verdade e constar fiz este, que assino. O Vigário Encomendado João Domingues Alvares Veiga.


Registro de Batismo de Lucinda Rosa Bernardes, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Itajaí, em 03/04/1864 (L. 3, p. 4v)
Lucinda. Aos três de Abril de mil oitocentos e sessenta e quatro, nesta Matriz do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora da Conceição de Itajaí batizei e pus os santos óleos à inocente Lucinda, com dois meses de idade, filha legítima de Jeremias José Bernardes e de sua mulher Rosa Maria Lucinda, avós paternos José Francisco Bernardes e Rosa Bernarda, maternos Vicente Coelho da Rocha e Lucinda Rosa da Conceição. Foram padrinhos Marcellino José Bernardes e Anna Lucinda Rosa. E para constar mandei fazer este termo que assino. O Vigário João Domingos Álvares da Veiga.


Registro de Batismo de Bernardina Rosa Bernardes, na Capela de Santo Amaro em Camboriú, em 24/09/1865 (p. 39 e 39v)
Sertão da Peroba. Bernardina. Setembro 24. Aos vinte e quatro dias do mês de Setembro de 1865 na Capela de Santo Amaro, filial de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Camboriú, batizei solenemente e pus os santos óleos à inocente Bernardina, filha legitima de Jeremias José Bernardes e Rosa Maria Lucinda; que nasceu aos vinte dias do mês de julho do corrente (ano); neta paterna de José Francisco Bernardes e Rosa Bernardes e materna de Vicente Coelho da Rocha e Lucinda Rosa ..., todos naturais e moradores nesta mesma freguesia. Foram padrinhos Bernardino José Bernardes Sobrinho e Maria Lucinda Rosa. E para ser verdade e poder constar onde a quem convier, fiz este termo que consta testemunho de fé assino em dia, mês, era ut supra. O Vigário Padre João Rodrigues de Almeida.


Registro de Batismo de Thimmotio José Bernardes, na Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso em Camboriú, em 21/09/1867 (p. 96 e 96v)
Peroba. Thimmotio. Setembro 21. No dia vinte e um de setembro do ano de 1867 na Capela da Santo Amaro filial de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Camboriú, batizei solenemente e pus os santos óleos ao inocente Thimmotio, filho legitimo de Jeremias José Bernardes e Rosa Maria Lucinda que nasceu no dia vinte de agosto do corrente (ano). Neto paterno de José Bernardes e Rosa Bernardes e materno de Vicente Coelho da Rocha e Lucinda Rosa da Conceição. Padrinhos Anastácio José Bernardes e Protetora Nossa Senhora do Bom Sucesso. E para constar fiz este termo que em testemunho de fé assino, em dia mês, era, ut supra. O Vigário Pe. João Rodrigues de Almeida.



Registro de Batismo de Clarinda Bernardes, na Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso em Camboriú, em 29/05/1869 (p. 146v)
Peroba. Clarinda. Maio 29. No dia vinte e nove de Maio do ano de mil oitocentos e sessenta e nove, nesta Paroquial Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Camboriú, batizei solenemente e pus os santos óleos a inocente Clarinda, filha legitima de Jeremias José Bernardes e Rosa Maria Lucinda que nasceu no dia doze de Março do corrente; neta paterna de José Bernardes e Rosa Bernardes e materna de Vicente Coelho da Rocha e Lucinda Rosa de Jesus. Padrinhos José Francisco Bernardes Junior e sua mulher Bernardina d’Azevedo. E para constar fiz este termo presente que em testemunho de fé assino, em dia mês, era, ut supra. O Vigário Pe. João Rodrigues de Almeida.




 Registro de Batismo de Onofre José Bernardes, na Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso em Camboriú, em 22/02/1871

(...). Onofre. Fevereiro 22. Aos vinte e dois dias do mês de Fevereiro do ano de mil oitocentos e setenta e um, nesta Paroquial Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Camboriú, batizei solenemente e pus os santos óleos ao inocente Onofre, filho legítimo de Jeremias José Bernardes e Rosa Lucinda da Conceição, moradores no lugar denominado Peroba, desta Freguesia de Camboriú, que nasceu no dia vinte e nove de Dezembro de setenta; neto paterno de José Francisco Bernardes e Rosa Bernardes e materno de Vicente Coelho da Rocha e Lucinda Roza da Conceição; foram padrinhos José Vicente Coelho e sua irmã Florinda Lucinda Rosa, solteiros. E por ser verdade e poder constar onde e a quem convier mandei fazer o presente, que em testemunho de fé assino em dia, mês era ut supra. O Vigário Pe. João Rodrigues de Almeida.


Registro de Batismo de José Jeremias Bernardes, na Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso em Camboriú, em 31/10/1873
Peroba. José. Outubro 31. Aos trinta e um dias do mês de Outubro do ano de mil oitocentos e setenta e três, nesta Paroquial Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Camboriú, batizei solenemente e pus os santos óleos ao inocente José, filho legítimo de Jeremias José Bernardes e Rosa Lucinda da Conceição, que nasceu no dia vinte e nove de agosto do ano próximo passado; neto paterno de José Bernardes e Rosa Leonarda Bernardes, e materno de Vicente Coelho da Rocha e Lucinda Rosa de Jesus. Foram padrinhos Gabriel Maria da Veiga e Carolina Rosa da Conceição. E por ser verdade e poder constar mandei fazer o presente termo que em testemunho de fé assinei. O Vigário Pe. João Rodrigues de Almeida.


Registro de Batismo de Clarinda Bernardes, na Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso em Camboriú, em 02/07/1874
Peroba. Clarinda. Julho 2.
Aos dois dias do mês de Julho do ano de mil oitocentos e setenta e quatro, nesta Paroquial Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Camboriú, batizei solenemente e pus os santos óleos a inocente Clarinda, filha legítima de Jeremias José Bernardes e Rosa Lucinda da Conceição, que nasceu no dia vinte e dois de junho do corrente ano; neta paterna de José Francisco Bernardes e Rosa Lucinda da Conceição [sic], que nasceu no dia vinte e dois de junho do corrente; neta paterna de José Francisco Bernardes, neta materna de Vicente Coelho da Rocha e Lucinda Rosa da Conceição. Foram padrinhos os avós maternos. E por ser verdade e poder constar mandei fazer o presente termo que assinei. O Vigário Pe. João Rodrigues de Almeida.


Registro de Batismo de Philomena Rosa Bernardes, na Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso em Camboriú, em 28/10/1876
Philomena. Outubro 28.
Aos vinte e oito dias do mês de Outubro do ano de mil oitocentos e setenta e seis, nesta Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Camboriú, batizei solenemente e pus os santos óleos à inocente Philomena, filha legítima de Jeremias José Bernardes e Rosa Lucinda da Conceição, que nasceu no dia trinta de janeiro do corrente ano; neta paterna de José Francisco Bernardes e Rosa Leonarda Bernardes, e materna de Vicente Coelho da Rocha e Lucinda Rosa da Conceição. Foram padrinhos Gabriel Coelho da Rocha Sobrinho e sua irmã Maria Lucinda Coelho, solteiros. E por ser verdade e poder constar mandei fazer o presente termo que em testemunho de fé assinei. O Vigário Pe. João Rodrigues de Almeida.


Registro de Batismo de Floripio José Bernardes, na Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso em Camboriú, em 12/01/1879
Morretes. Floripio. Janeiro 12. 
Aos doze dias do mês de Janeiro do ano de mil oitocentos e setenta e nove, nesta Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Camboriú, da Província de Santa Catarina, bispado do Rio de Janeiro, batizei solenemente e pus os santos óleos à inocente Floripa [sic], nascida no dia dezesseis de Setembro do ano findo; filha legítima de Jerimias José Bernardes [sic] e sua mulher Rosa Lucinda da Conceição; neta paterna de Joze Francisco Bernardes e Rosa Leonarda Bernardes, materna de Vicente Coelho da Rocha e Lucinda Rosa da Conceição. Foram padrinhos Domingos Coelho da Rocha, solteiro e Carolina Rosa da Conceição, viúva. E para constar mandei fazer o presente, que em testemunho de fé, assino. O Vigário Interino João Rodrigues de Almeida.


Registro de Batismo de Adalgiza Rosa Bernardes, na Matriz de Barra Velha, em 11/02/1891
Adalsisa. Legítima. 
Aos onze dias de Fevereiro de mil oitocentos e noventa e um na Matriz provisória de Barra Velha, Província de Santa Catarina, batizei e pus os santos óleos a Adalsisa nascida a quatro de Fevereiro de mil oitocentos e oitenta e dois filha legitima de Jeremias José Bernardes e Rosa Lucinda da Conceição. Neta paterna de José Francisco Bernardes e Rosa Leonarda Bernardes. Neta materna de Vicente Coelho da Rocha e Lucinda Rosa da Conceição. Foram padrinhos José Vicente Coelho e Nossa Senhora da Conceição. E para constar etc. etc. O vigário, Padre Vicente d'Argenzio.



Registro de Batismo de Albertina Rosa Bernardes, na Matriz de Penha de Itapocoroy, em 28/05/1895
Bertina. Legítima. Este pertence a Barra Velha. 

Aos vinte e oito dias de Maio de mil oitocentos e noventa e cinco, na Matriz da Penha de Itapocoroy, Província de Santa Catarina, batizei e pus os santos óleos a Bertina nascida a cinco de Março de mil oitocentos e oitenta, filha legitima de Jeremias José Bernardes e Rosa Lucinda da Conceição. Neta paterna de José Francisco Bernardes e Rosa Leonarda Bernardes. Neta materna de Vicente Coelho da Rocha e Lucinda Rosa de Jesus. Foram padrinhos José Francisco Bernardes e Maria Bernardes de Azevedo. E para constar etc. etc. O vigário, Padre Vicente d'Argenzio.


Registro de Batismo de Urgel José Bernardes, na Matriz de Penha de Itapocoroy, em 28/05/1895
Orgelio. Legítimo. Este pertence a Barra Velha.  


Aos vinte e oito dias de Maio de mil oitocentos e noventa e cinco, na Matriz da Penha de Itapocoroy, Província de Santa Catarina, batizei e pus os santos óleos a Orgelio nascido a vinte e um de Julho do ano de mil oitocentos e oitenta e três, filho legitimo de Jeremias José Bernardes e Rosa Lucinda da Conceição. Neto paterno de José Francisco Bernardes e Rosa Leonarda Bernardes. Neto materno de Vicente Coelho da Rocha e Lucinda Rosa de Jesus. Foram padrinhos José Francisco Bernardes e Maria Bernardes de Azevedo. E para constar etc. etc. O vigário, Padre Vicente d'Argenzio.


Registro de Batismo de Jeremias José Bernardes, na Matriz de Penha de Itapocoroy, em 28/05/1895
Jeremias. Legítimo. Este pertence a Barra Velha. 



Aos vinte e oito dias de Maio de mil oitocentos e noventa e cinco, na Matriz da Penha de Itapocoroy, Província de Santa Catarina, batizei e pus os santos óleos a Jeremias nascido a cinco de Julho do ano mil oitocentos e oitenta e três, filho legitimo de Jeremias José Bernardes e Rosa Lucinda da Conceição. Neto paterno de José Francisco Bernardes e Rosa Leonarda Bernardes. Neto materno de Vicente Coelho da Rocha e Lucinda Rosa de Jesus. Foram padrinhos José Francisco Bernardes e Maria Bernardes de Azevedo. E para constar etc. etc. O vigário, Padre Vicente d'Argenzio.
O mesmo casou com Maria Angela de Azevedo na Capela de Itaperiú (Barra Velha) 25/06/1915. 




REGISTROS DE CASAMENTO DOS FILHOS


Registro de Casamento de José Francisco Garcia Sobrinho e Lucinda Rosa Bernardes, em 13/09/1880, em Camboriú. (p. 74 e 74v)

Peroba, José e Lucinda, Outubro 13. 
No dia treze do mês de setembro do ano de mil oitocentos e oitenta, às quatro horas da tarde em minha presença e das testemunhas abaixo nomeadas e assinadas, nesta Matriz de Camboriú, província de Santa Catarina e Bispado do Rio de Janeiro, compareceram os nubentes, meus paroquianos, José Francisco Garcia Sobrinho e Lucinda Rosa Bernardes, tendo-se previamente feito as três denunciações canônicas e do estilo e demais que dispõe o S. Conc. Trident. Constit. Sinodal e Lei civil a respeito, não havendo impedimento de espécie alguma que me consta, sendo ele de idade de 22 anos, solteiro, filho legitimo de Jeremias Francisco Garcia e de Maria Baptista,falecidos, e ela de 16 anos, solteira, filha legitima de Jeremias José Bernardes e Rosa Lucinda da Conceição, se receberam em Santo Matrimônio por marido e mulher, em face da Igreja, com palavras de presente mutuo consentimento nem embargo d’algum; de tudo foram testemunhas presentes Lazaro José Rabello e Francisco José Bernardes conhecidos pelos próprios e que comigo em testemunho de fé assinarão este termo depois de lhes ser tido e o acharem conforme em dia mês era ut supra. Lasaro José Rebello e Francisco José Bernardes. O Vigário Interino João Rodrigues d Almeida.


Registro de Casamento de Feliciano José Coelho e Maria Rosa Bernardes, em 02/10/1880, em Itajaí

Freguesia de Camboriú, Peroba, Feliciano e Maria, Outubro 2.
No dia dois do mês de outubro do ano de mil oitocentos e oitenta, às duas horas da tarde em minha presença e das testemunhas abaixo nomeadas e assinadas, nesta Matriz da cidade de Itajaí, província de Santa Catarina e Bispado do Rio de Janeiro, compareceram os nubentes meus paroquianos Felicio (sic) José Coelho e Maria Rosa Bernardes, apresentando-me mandado autentico de dispensa do impedimento de consanguinidade em 3º grau misto do 2º, com que se acham ligados, fazendo-lhes em prévia quanto nele se continha observadas todas as demais denunciações canônicas e lei civil a respeito, não havendo impedimento de espécie alguma que a mim me consta, sendo ele de idade de 26 anos, solteiro, filho legitimo de José Coelho da Rocha, já falecido e Maria Francisca Coelho, moradores no lugar denominado Itapocú, freguesia de Barra Velha, ela de 18 anos, solteira, filha legitima de Jeremias José Bernardes e Rosa Lucinda da Conceição, natural da freguesia de Camboriú, onde reside, se receberam em Santo Matrimônio por marido e mulher, em face da Igreja, com palavras de presente mutuo consentimento nem embargo d’algum; de tudo foram testemunhas presentes Marcellino José Bernardes e José Francisco Garcia Sobrinho conhecidos pelos próprios que comigo em testemunho de fé assinarão este termo depois de lhes ser tido e o acharem conforme em dia mês era ut supra. José Francisco Garcia Sobrinho. Marcellino José Bernardes. O Vigário Pe. João Rodrigues de Almeida.


Registro de Casamento Civil de José Francisco Garcia Sobrinho e Lucinda Rosa Bernardes, em 08/10/1880, em Camboriú. (p. 15v e 16)
José Francisco Garcia Sobrinho
26. Aos oito dias do mês de Outubro, do ano de mil oitocentos e oitenta, nesta Freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Cambriú, Termo de Itajahy da Província de Santa Catharina, compareceram em meu cartório José Francisco Garcia Sobrinho e Lucinda Rosa Bernardes e perante as duas testemunhas abaixo nomeadas e assinadas, declararam: que no dia treze do mês de Setembro próximo passado, as quatro horas da tarde, na Igreja Matriz desta Freguesia casaram-se segundo o costume do Império José Francisco Garcia Sobrinho de vinte dois anos de idade, solteiro, filho legitimo de Jeremias Francisco Garcia e Anna Maria Baptista,  com Lucinda Rosa Bernardes de dezesseis anos de idade, solteira, filha legitima de Jeremias José Bernardes e Rosa Lucinda da Conceição, pelo Pároco interino Padre João Rodrigues de Almeida, que neste ato me foi apresentado declaração passada pelo mesmo Pároco, cujos contraentes são livres, brasileiros, naturais e residentes nesta Paróquia. Foram testemunhas que assistiram ao casamento Lasaro José Rebello e Francisco José Bernardes, este lavrador, e aquele negociante, ambos moradores nesta Freguesia. Do que para constar este termo, que depois de lhe ser lido e o achar conforme, comigo assinam o declarante e a rogo da declarante por não se achar presente assina Rosendo José Rebello, e as testemunhas do casamento. Eu José Florencio da Silva, que escrevi e assino. José Florencio da Silva. José Francisco Garcia Sobrinho. Rosendo José Rebello. Francisco José Bernardes. Lasaro José Rebello.


Registro de Casamento Civil de Feliciano José Coelho e Maria Rosa Bernardes, em 08/10/1880, em Camboriú. (p. 16 e 16v)
Felicio José Coelho
27. Aos oito dias do mês de Outubro, do ano de mil oitocentos e oitenta, nesta Freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Cambriú, Termo de Itajahy da Província de Santa Catharina, compareceram em meu cartório Feliciano José Coelho e Maria Rosa Bernardes e perante as duas testemunhas abaixo nomeadas e assinadas, declararam: que no dia dois do corrente mês e ano, as duas horas da tarde, na Igreja Matriz da Cidade de Itajahy, casaram-se segundo o costume do Império Felicio José Coelho, de vinte e seis anos de idade, solteiro, filho legitimo de José Coelho da Rocha e de Maria Francisca Coelho, com Maria Rosa Bernardes, de dezoito anos de idade, solteira, filha legitima de Jeremias José Bernardes e Rosa Lucinda da Conceição, pelo Padre João Rodrigues de Almeida, que neste ato me foi apresentado declaração do mesmo Pároco, que neste, digo, que na mesma constam ter sido dispensado de impedimento de consanguinidade em 3º grau misto de 2º, cujos contraentes são brasileiros, livres, naturais desta Província. Foram testemunhas que assistiram ao casamento Marcellino José Bernardes e José Francisco Garcia Sobrinho, lavradores e moradores nesta Paróquia. Do que para constar lavrei este termo, que depois de lhe ser lido e o achar conforme, comigo assinam o declarante e a rogo da declarante por não estar presente assina Rosendo José Rebello, e as testemunhas do casamento. Eu José Florencio da Silva, Escrivão de Paz, o escrevi e assino. José Florencio da Silva. Feliciano José Coelho. Rosendo José Rebello. José Francisco Garcia Sobrinho.


Registro de Casamento Religioso de José Vicente Coelho e Bernardina Rosa Bernardes, em 12/09/1885, em Camboriú. (p. 109)
Peroba, Jose Vicente e Bernardina, Setembro 12.
No dia doze do mês de Setembro do ano de mil oitocentos e oitenta e cinco, na Matriz de Camboriú, Província de Santa Catarina e Bispado do Rio de Janeiro, às dez e meia horas da manhã, em minha presença e das testemunhas abaixo assinadas compareceram os nubentes, meus paroquianos Jose Vicente Coelho e Bernardina Rosa Bernardes; feitas previamente as 3 denunciações canônicas e do estilo e o mais que determina o Sagrado Concílio Tridentino, Constituição Sinodal e Lei civil a respeito, apresentado o competente mandado de dispensa do impedimento de consanguinidade em segundo grau misto de primeiro na linha transversal, cumprido quanto nele se determinava, e não havendo impedimento de mais espécie alguma, nem me consta, sendo ele de idade 40 anos, solteiro, filho legítimo de Vicente Coelho da Rocha e Lucinda Rosa da Conceição, ambos falecidos, ela de 20 anos, solteira, filha legítima de Jeremias Jose Bernardes e sua mulher Rosa Lucinda da Conceição, todos naturais e moradores desta Paróquia, se receberam em santo matrimônio por marido e mulher, em face da Igreja, com palavras de presente, mútuo consentimento nem embargo de alguém: de tudo foram testemunhas presentes Marcellino Jose Bernardes e Francisco Jose Bernardes, conhecidos pelos próprios e que comigo em testemunho de fé assinaram o presente termo depois de lhes ser lido e achar conforme. José Vicente Coelho. Marcellino Jose Bernardes. Francisco José Bernardes. O Vigário Encarregado Padre João Rodrigues de Almeida.


Registro de Casamento Civil de Manoel José de Souza e Felesmina Rosa Bernardes, em 25/05/1895


Registro de Casamento Civil de Pedro de Borba Coelho Sobrinho e Bertina Rosa Bernardes, em 30/07/1898 (p. 149v)

Pedro de Borba Coelho Sobrinho e Bertina Rosa Bernardes. 
Nº 16. Aos trinta dias do mês de Julho do ano de mil oitocentos e noventa e oito, às duas e meia horas da tarde, nesta Freguesia de Barra Velha, em casa da residência do cidadão Jeremias José Bernardes, presente o cidadão Miguel Antonio de Freitas, terceiro Juiz de Paz como Presidente, comigo escrivão de seu cargo abaixo assinado e as testemunhas presentes José Ferreira Fagundes, com vinte e nove anos de idade, artista e residente neste Distrito, José Francisco Bernardes, com cinquenta e três anos de idade, negociante, e Dona Maria Bernardes de Azevedo, com quarenta e oito anos de idade, negociantes e residentes no Camboriú. Receberam-se em matrimônio civilmente pelo regime comum Pedro de Borba Coelho Sobrinho, com vinte e nove anos de idade, solteiro, natural deste Distrito, lavrador e morador digo negociante e residente na mesma, filho legítimo de Francisco de Borba Coelho, e sua mulher Anna Joaquina de Jesus, naturais de Itapecoroy, negociantes e residentes neste Distrito, e Bertina Rosa Bernardes, com dezoito anos e cinco meses de idade, solteira, natural de Camboriú, lavradora e moradora neste Distrito, filha legítima de Jeremias José Bernardes e sua mulher Rosa Lucinda da Conceição, naturais de Camboriú, lavradores e moradores neste Distrito. Os quais no mesmo ato declararam casarem-se por sua livre e espontânea vontade e sem constrangimento de pessoa alguma e que não são parentes. Em firmeza do que eu João Olegario da Silva, escrivão de Paz lavrei o presente termo que assinarão , e pela contraente não saber ler nem escrever a seu rogo assina Jeremias José Bernardes, e pela testemunha Dona Maria Bernardes de Azevedo, por não saber ler e escrever a seu rogo assina Bernardino José Martins. Eu João Olegario da Silva, escrivão que escrevi. Miguel Antonio de Freitas. Pedro de Borba Coelho Sobrinho. Jeremias José Bernardes. José Ferreira Fagundes. José Francisco Bernardes. Bernardino José Martins. Domingos de Souza Linhares. Ignacio José de Avila. José Pereira de Miranda. Manoel Coelho da Rocha. Jacintho de Borba Coelho. Gabriel Coelho da Rocha. Bernardino José Bernardes Sobrinho. Francisco José Bernardes.


Registro de Casamento Religioso de Pedro de Borba Coelho Sobrinho e Albertina Rosa Lucinda, em 29/05/1899
Pedro de Borba Coelho Sobrinho e Albertina Rosa Lucinda. Aos vinte nove de Maio de mil oitocentos e noventa e nove, na Matriz de Barra Velha, depois de Três pregões e não aparecendo impedimento canônico algum, em minha presença e na das testemunhas José Ferreira Fagundes e Jacyntho de Borba Coelho, receberam-se em matrimônio Pedro de Borba Coelho Sobrinho e Albertina Rosa Lucinda, ele filho legítimo de Francisco de Borba Coelho e Anna Joaquina de Jesus; ela filha legítima de Jeremias José Bernardes e Rosa Lucinda. Ambos naturais e fregueses de Barra Velha. Para constar fiz este assento que assino. O Vigário João Baptista Pelens.


Registro de Casamento Civil de Onofre José Bernardes e Catharina Coelho da Rosa, em 25/06/1904
Onofre Jose Bernardes e Catharina Coelho da Roxa. 
Nº 12. Aos vinte e cinco dias do mês de Junho de mil novecentos e quatro, às três horas da tarde, em casa da residência do Senhor João Leal da Silva, no lugar Itaperiú deste distrito presente o senhor Ignácio José de Ávila, segundo Juiz de Paz em exercício como presidente comigo escrivão de Paz e Oficial do registro civil abaixo assinado e as testemunhas presentes Manoel José de Souza, com trinta e oito anos de idade, lavrador e João Leal da Silva, com quarenta anos de idade, negociante e D. Itelvina Lucinda da Silveira, com trinta e três anos de idade, serviço doméstico, receberam-se em matrimônio civilmente pelo regime comum Onofre José Bernardes e Catharina Coelho da Rocha, ele com trinta e três anos de idade, solteiro, natural de Camboriú, lavrador e morador em Itaperiú, filho legítimo de Jerimias José Bernardes [sic], já falecido e D. Rosa Lucinda da Conceição, naturais de Camboriú e residentes no Itaperiú. Ela com vinte e um anos de idade, solteira, natural de Camboriú e residente no Itaperiú, filha legítima de Gabriel Coelho da Rocha e D. Margarida Emilia Rebello, naturais de Camboriú e residentes no Itaperiú, os quais no mesmo ato, declararam casarem-se por sua livre e espontânea vontade e sem constrangimento de pessoa alguma e que são parentes no 3º grau duplicado da linha colateral. Em firmeza do que eu João Olegario da Silva, lavrei este ato que todos assinaram. Eu João Olegario da Silva, escrivão. Ignacio José d’Ávila. Onofre Jose Bernardes. Catharina Coelho da Rocha. Manoel Joze de Souza. João Leal e Silva. Itelvina Lucinda Silveira. Pedro Francisco de Borba Coelho. João Leoncio Borges. Timotheo José Bernardes. João José de Avila. Jeremias José Bernardes. José Vicente Coelho. Bernardo Roza da Silveira. João Olegario da Silva.


Registro de Casamento Religioso de Onofre José Bernardes e Catharina Coelho da Rocha, no dia 03/10/1905, na Matriz de Barra Velha.
13. Onofre José Bernardes e Catharina Coelho da Rocha.
Aos três de Outubro de mil novecentos e cinco, na Matriz de Barra Velha, dispensados dos pregões e dos impedimentos de consanguinidade e segundo grau igual e do quarto duplicado mixto no terceiro pelo Exº. e Rº. Senhor Bispo Diocesano em visita Pastoral, em presença do R. P. Ludovico Coccolo e de duas testemunhas Baptista, receberam-se em matrimônio Onofre José Bernardes e Catharina Coelho da Rocha, ele com trinta e três anos de idade, filho legítimo do finado Jeremias José Bernardes e de Rosa Lucinda da Conceição natural de Camboriú, ela com vinte e três anos de idade, filha legítima de Gabriel Coelho da Rocha e de Margarida Emilia Rebello, natural de Camboriú, ambos fregueses desta Paróquia de Barra Velha. Padre Henrique Lindgens Vigário.


Registro de Casamento Civil de José Jeremias Bernardes e Maria Isabel d'Ávila, em 23/12/1905

José Jeremias Bernardes e Maria Isabel d’Avila. 
Nº 25. Aos vinte e três dias do mês de Dezembro de mil novecentos e cinco, às quatro horas da tarde, neste Distrito de São Pedro de Alcântara de Barra Velha, do Municipio da Villa do Paraty, Comarca de Nossa Senhora da Graça do Estado de Santa Catarina, em casa da residência do Senhor João José de Avila, no lugar Itaperiú deste distrito presente o Senhor Manoel Antonio de Freitas, Juiz de Paz em exercício como Presidente, comigo escrivão de seu cargo e oficial do registro civil abaixo assinado, e as testemunhas presentes João José d’Avila, Pedro Francisco de Borba Coelho, D. Albertina Rosa Bernardes; Receberam-se em matrimônio civilmente pelo regime comum José Jeremias Bernardes e Maria Isabel d’Avila, ele com trinta e três anos de idade, solteiro, natural de Camboriú, lavrador e morador no Itaperiú, Filho legítimo de Jeremias José Bernardes, já falecido, e Rosa Lucinda da Conceição, naturais de Camboriú, e residentes no Itaperiú. E ela com vinte e quatro anos de idade, solteira, natural de Camboriú, lavradora e moradora no Itaperiú, Filha legítima de Ignacio José de Avila e Isabel Raymunda da Conceição, naturais de Camboriú e residentes no Itaperiú. Os quais no mesmo ato declararam casarem-se por sua livre e espontânea vontade e sem constrangimento de pessoa alguma e que não são parentes e nem tenham outro impedimento conhecidos entre si que o iniba de casarem-se um com outro. Em firmeza do que eu João Olegario da Silva, escrivão de Paz lavrei o presente ato em que todos assinaram, e pelo contraente José Jeremias Bernardes e pela testemunha D. Albertina Rosa Bernardes, por não saberem ler e escrever a seu rogo assinam Manoel José de Souza, eu João Olegario da Silva, escrivão que o escrevi. Manoel Antonio de Freitas. Francisco José Bernardes. Maria Isabel de Avila. João José d’Avila, com 46, lavrador e residente no Itaperiú. Pedro Francisco de Borba Coelho, com 37 anos de idade, negociante, residente neste distrito. A rogo de Albertina Rosa Bernardes, de 23 anos, negociante e residente neste distrito, Manoel Joze de Souza. Ignacio José d’Ávila. Onofre Jose Bernardes. Elias José de Souza. Manoel Pereira de Miranda. Urgel José Bernardes. Amaro José d’Ávila. Euzebio Pedro Vieira. Almandio? Luduvino dos Santos. João Climaco de Miranda. Antonio Joaquim Borges. Olegario Marciano de Souza. João Olegario da Silva.


Registro de Casamento Civil de Temotheo José Bernardes e Maria Cecília da Glória, em 28/07/1906 (p. 79, 79v e 80)
 
 
Timotheo José Bernardes e Maria Cecilia da Gloria. Nº 12. Aos vinte e oito dias do mês de Julho do ano de mil novecentos e seis, às duas horas da tarde, neste Distrito de São Pedro de Alcantara de Barra Velha, Comarca de Nossa Senhora da Graça do Estado de Santa Catarina, em casa da residência do Senhor Domingos José de Borba, no lugar Itaperiú deste distrito, presente o Senhor José Pereira Soares, Juiz de Paz em exercício como Presidente, comigo escrivão de seu cargo e oficial do registro civil abaixo assinado e as testemunhas presentes Domingos José de [Borba], com quarenta e nove anos de idade, Francisco José Bernardes, com sessenta anos de idade e Dona Anna Lucinda da Rosa, com cinquenta e oito anos de idade, lavradores e moradores no Itaperiú deste Distrito. Receberam-se em matrimônio civilmente pelo regime comum Temotheo José Bernardes, e Maria Cecilia da Gloria, ele com trinta e nove anos de idade, solteiro, natural de Camboriú, lavrador e morador no Itaperiú, filho legítimo de Jeremias José Bernardes, já falecido, e Rosa Lucinda da Conceição, naturais de Camboriú e residentes no Itaperiú. Ela com vinte e três anos de idade, solteira, natural deste distrito, lavradora e moradora no Itapocú, filha legítima de João José Zeferino de Azevedo, já falecido, natural de São Francisco e Maria José da Conceição, natural de Camboriú, lavradores e moradores no Itaperiú. Os quais no mesmo ato declararam casarem-se por sua livre e espontânea vontade e sem constrangimento de pessoa alguma e que não são parentes entre si nem tenham outro impedimento conhecido que o iniba de casarem-se um com outro. Em firmeza do que João Olegario da Silva, escrivão de Paz lavrei o presente ato que todos assinaram e pela contraente não saber ler e escrever a seu rogo assina Pedro Francisco de Borba Coelho, e pela testemunha Dona Anna Lucinda da Rosa não saber ler e escrever a seu rogo assina Abilio Augusto dos Passos, Eu João Olegario da Silva, escrivão que o escrevi. José Pereira Soares. Timotheo José Bernardes. Pedro Francisco de Borba Coelho. Domingos José de Borba. Francisco José Bernardez, com 60 anos, lavrador, morador neste Distrito. Abilio Augusto dos Passos. Jeremias José Bernardes. João José de Avila. Urgel Jose Bernardes. João Olegario da Silva.

Registro de Casamento Civil de Amaro José de Avila e Adalgiza Rosa Bernardes, em 24/12/1908

Amaro José de Avila e Adalgiza Rosa Bernardes.
Nº 44. Aos vinte e quatro dias do mês de Dezembro do ano de mil novecentos e oito, às cinco horas da tarde, no lugar Itaperiú, em casa da residência de Dona Roza Lucinda da Conceição, presente o Senhor Raymundo Rosa da Silveira, Juiz de Paz em exercício como Presidente, comigo escrivão de Paz e oficial do registro civil abaixo assinado, e as testemunhas presentes José Vicente Coelho, com cinquenta e nove anos, João José d’Avila, com cincoenta anos, Dona Bernardina Roza Bernardes, com quarenta e dois anos de idade, lavradores e moradores no Itaperiú. Receberam-se em matrimônio civilmente pelo regime comum Amaro José de Avila, e Adalgiza Rosa Bernardes, ele com vinte e nove anos de idade, solteiro, natural de Camboriú, lavrador e morador no Itaperiú, Filho legítimo de Ignacio José de Avila, e sua mulher Isabel Raymunda de Avila, já falecida, naturais de Camboriú e residentes no Itaperiú. Ela com vinte e seis anos de idade, solteira, natural de Camboriú, lavradora e moradora no Itaperiú, Filha legítima de Jeremias José Bernardes, já falecido, e sua mulher Roza Lucinda da Conceição, naturais de Camboriú, e residentes no Itaperiú. Os quais no mesmo ato declararam casarem-se por sua livre e espontânea vontade e sem constrangimento de pessoa alguma e que não são parentes entre si em grau proibido, e nem tenham antes impedimentos conhecidos que o iniba de casar-se um com outro. Em firmeza do que eu João Olegario da Silva, escrivão de Paz lavrei o presente ato em que todos assinarão, e pela testemunha Bernardina Rosa Bernardes não saber ler e escrever a seu rogo assina Onofre José Bernardes. Eu João Olegario da Silva, escrivão que o escrevi. Raymundo Rosa da Silveira. Amaro José de Avila. Adalgiza Rosa Bernardes. José Vicente Coelho. João José d’Avila. Onofre José Bernardes. Jeremias José Bernardes. Elpidio Bruno Garcia. Guilherme Gabriel da Veiga. Alfredo Faria Machado. Bernardo Roza da Silveira. 
Anotação: Amaro José de Avila faleceu neste distrito no dia três do corrente mês, óbito lavrado no livro 4, fls. 117, sob o nº 520. B. Velha, 5/6/45. Oficial Borba.


Registro de Casamento Civil de Onofre José Bernardes e Maria José da Conceição, em 12/06/1910

Onofre Jose Bernardes e Maria José da Conceição. Nº 13. Aos dois dias do mês de Julho do ano de mil novecentos e dez, às duas horas da tarde, neste distrito de Barra Velha, em casa da residência do Senhor Manoel Vieira Rebello, no lugar Itaperiú deste distrito, presente o Senhor Miguel Thomaz de Simas Pires, Juiz de Paz em exercício como Presidente comigo escrivão de Paz e Oficial do registro civil abaixo assinado e as testemunhas presentes Gabriel Coelho da Rocha, com cinqüenta [anos] de [idade], lavrador e morador no Itaperiú, José Jeremias Bernardes, com trinta e sete anos de idade e D. Bermira Vieira da Conceição, com vinte e nove anos de idade, lavradores e moradores no Itaperiú. Receberam-se em matrimônio civilmente pelo regime comum Onofre José Bernardes e Maria José da Conceição, ele com trinta e nove anos de idade, viúvo, natural de Camboriú, lavrador e morador no Itaperiú, filho legítimo de Jeremias José Bernardes, já falecido e Rosa Lucinda da Conceição, naturais de Camboriú e residentes no Itaperiú. Ela com vinte e oito anos de idade, solteira, natural deste distrito, lavradora e moradora no Itapocú, filha legítima de José Vieira da Conceição e Maria Rita Garcia, já falecida, o primeiro natural deste distrito, a segunda de São Miguel, lavradores e moradores no Itapocú. Os quais no mesmo ato declararam casarem-se por sua livre e espontânea vontade e sem constrangimento de pessoa alguma e que não são parentes [...] em grau proibido [...] outro impedimento conhecido que o iniba de casarem-se um com outro. Em firmeza do que eu João Olegario da Silva, escrivão que o escrevi e pela testemunha José Jeremias Bernardes e Bermira Vieira da Conceição não saberem ler e escrever a seu rogo assinam João José de Avila e Gustavo Vieira Rebello. Miguel Thomaz de Simas Pires. Onofre Jose Bernardes. Maria José da Conceição. Gabriel Coelho da Rocha. João José de Avila. Gustavo Vieira Rebello.


Registro de Casamento Civil de José Jeremias Bernardes e Theophila Margarida Coelho, em 03/09/1910


Registro de Casamento Civil de Urgel José Bernardes e Saturmina Maria de Ávila, em 29/10/1910



Registro de Casamento Civil de Floripes José Bernardes e Jesuina Justina de Jesus, em 01/02/1911, no Itinga (p. 4)
Floripes José Bernardes e Jesuina Justina de Jesus. 
Nº 1. Ao primeiro dia do mês de Fevereiro do ano de mil novecentos e onze, às quatro horas da tarde, neste distrito de Barra Velha, do município da Villa do Paraty da comarca de Nossa Senhora da Graça do Estado de Santa Catarina, em casa da residência do Senhor Manoel Dionysio da Silva, no lugar Itinga, presente o Senhor Pedro de Borba Coelho, Juiz de Paz em exercício como Presidente, comigo escrivão de seu cargo abaixo assinado, e as testemunhas presentes Feliciano José Coelho, com cinquenta e nove anos de idade, lavrador, Caetano Evora da Silveira, Onofre José Bernardes, e D. Anna Paula da Silveira, com vinte anos de idade, e todos moradores deste distrito. Receberam-se em matrimônio civilmente pelo regime comum Floripes José Bernardes e Jesuina Justina de Jesus, ele com trinta e dois anos de idade, solteiro, natural deste distrito, lavrador e morador no Itaperiú, Filho legítimo de Jeremias José Bernardes, já falecido, e Rosa Lucinda da Conceição, naturais de Camboriú e residentes no Itaperiú. Ela com vinte anos de idade, solteira, natural deste distrito, lavradora, filha legítima de Manoel Dionysio da Silva e Justina Jesuina de Jesus, naturais deste distrito e moradores no Itinga. Os quais no mesmo ato declararam casarem-se por sua livre e espontânea vontade e sem constrangimento de pessoa alguma. E que não são parentes entre si, e nem [...] impedimento algum de qualquer natureza que o iniba de casarem-se um com outro. Em firmeza do que eu João Olegario da Silva, escrivão de Paz lavrei o presente ato que vai assinado pelos testemunhas Amaro Coelho de Bella Cruz, e Miguel Thomaz de Simas Pires, a rogo dos contraentes que não sabem ler e escrever. Eu João Olegario da Silva, escrivão que escrevi. Pedro Francisco de Borba Coelho. Amaro Coelho de Bella Cruz. Miguel Thomaz de Simas Pires. Feliciano José Coelho. Caetano Evora da Silveira, com 39 anos de idade, negociante. Onofre José Bernardes, com 39, lavrador, e morador neste distrito. Anna Paula da Silveira.


Registro de Casamento Religioso de Urgel José Bernardes e Saturnina Maria de Ávila, em 15/05/1911
31. Urgel José Bernardes e Saturnina Maria de Ávila
Aos quinze de maio de mil novecentos e onze, na Capela do Itaperiú, feito um pregão canônico, juramento feito de estado livre e desimpedido, em presença do Reverendo Padre Augusto Weicherding e das testemunhas Francisco Gonçalves de Souza e Gabriel Coelho da Rocha. Se receberam em matrimônio Urgel José Bernardes e Saturnina Maria de Avila, ele com 27 anos de idade, filho legítimo de Jeremias José Bernardes e de Rosa Luiza (sic) da Conceição, ela com 23 anos de idade, filha legítima de João José de Avila e de Maria Magdalena da Conceição. Ambos nascidos, batizados e residentes na Paróquia de Barra Velha. O Vigário Padre Pedro Storms.


Registro de Casamento Civil de Jeremias José Bernardes e Maria Angela de Azevedo, em 19/06/1915, no Itaperiú (p. 107 a 108)

 
Jeremias José Bernardes e Maria Angela de Azevedo. 
Nº 12. Aos dezenove dias do mês Julho [correto é Junho] do ano de mil novecentos e quinze, ao meio dia, na casa da residência do cidadão Jasintho Teodoro de [...], no lugar Itaperiú deste distrito, presente o cidadão Antonio Veríssimo da Silva, Juiz de Paz em exercício como Presidente, comigo escrivão ad-hoc José Francisco Garcia nomeado no impedimento do escrivão efetivo João Olegario da Silva que se acha doente e as testemunhas Amaro José de Avila e Vicente Gabriel Coelho e Margarida Emilia Rebello. Receberam-se em matrimônio civilmente pelo regime comum Jeremias José Bernardes, filho legítimo de Jeremias José Bernardes, já falecido, e sua mulher Roza Lucinda da Conceição, natural de Camboriú, com vinte e nove anos de idade, solteiro, lavrador e residente no Itaperiú, com Maria Angela de Azevedo, filha legítima de João José de Azevedo e sua mulher Maria José da Conceição, já falecida, com vinte e seis anos de idade, solteira, lavradora, natural deste distrito e residente no Itaperiú. Os quais no mesmo ato declararam casar-se por sua livre e espontânea vontade e sem constrangimento de pessoa alguma. E que não são parentes entre si em grau proibido, nem tenha impedimento algum de outra qualquer natureza que o iniba de casarem-se um com outro. Em firmeza do que eu José Francisco Garcia, escrivão ad-hoc lavrei este ato em que todos assinarão. Antonio Veríssimo da Silva. Jeremias José Bernardes. A rogo de Maria Angela de Azevedo, Bernardino Joze de Borba, com 52 anos de idade, lavrador e morador neste distrito. Amaro José de Avila, com 35 anos de idade, lavrador e morador neste distrito. Vicente Gabriel Coelho, com 24 anos de idade, lavrador e morador neste distrito. Margarida Emilia Rebello, com 55 anos de idade, lavradora e moradora neste distrito. Onofre José Bernardes. José Francisco Garcia.


Registro de Casamento Religioso de Jeremias José Bernardes e Maria Angela de Azevedo, em 25/06/1915, no Itaperiú (p. 67v)
23. Jeremias José Bernardes e Maria Angela de Azevedo
Aos vinte e cinco de junho de mil novecentos e quinze, na Capela do Itaperiú, na minha presença e na das testemunhas José Dionysio Corrêa e José Maria de Azevedo, depois das denuncias canônicas e com dispensa do quarto grau de consanguinidade simples transversal, casaram-se Jeremias José Bernardes e Maria Angela de Azevedo, ele, com 29 anos de idade, filho legítimo de Jeremias José Bernardes e Rosa Lucinda da Conceição, nascido e batizado na Penha, morador no Itaperiú; ela com 26 anos de idade, filha legítima de João Zefirino de Azevedo e Maria José da Conceição, nascida, batizada e residente em Itaperiú. Padre Augusto Weicherding.


Registro de Casamento Religioso de José Jeremias Bernardes e Theophila Margarida Coelho, em 09/10/1915, no Itaperiú (p. 69)
34. José Jeremias Bernardes e Theorfa Lucinda de Jesus. 
Aos nove de Outubro de mil novecentos e quinze, na Capela do Itaperiú, na minha presença e na das testemunhas Baptista Dal Ri e Francelino da Silveira, com dispensa do segundo grau de consanguinidade simples transversal, receberam-se em matrimônio José Jeremias Bernardes e Theorpha Margarida Coelho, ambos nascidos e batizados em Camboriú, residentes no Itaperiú; ele, com quarenta e três anos de idade, filho legítimo de Jeremias José Bernardes e Rosa Lucinda de Jesus; ela, com vinte e dois anos de idade, filha legítima de Gabriel Coelho da Rocha e Margarida Emilia Rabello. Padre Augusto Weicherding.


Registro de Casamento Religioso de Floripio José Bernardes e Jesuina Silva, em 09/10/1915, no Itaperiú (p. 69 e 69v)
35. Floripio J. Bernardes e Jesuina Silva. 
Aos dez de Outubro de mil novecentos e quinze, na Capela do Itaperiú, na minha presença e na das testemunhas Feliciano José Coelho e Manoel José de Souza, com dispensa dos proclamas canônicos e juramento do (teor) estado livre e desimpedido de ambos os contraentes, receberam-se em matrimônio Floripio José Bernardes e Jesuina da Silva, ambos nascidos e batizados em Camboriú, residentes em Itaperiú; ele, com trinta e sete anos de idade, filho legítimo de Jeremias José Bernardes e Rosa Lucinda de Jesus; ela, com vinte e cinco anos de idade, filha legítima de Manoel Dionysio da Silva e Justina Jesuina da Silva. Padre Augusto Weicherding.


Registro de Casamento Religioso de Amaro José de Avila e Adalgisa Rosa Bernardes, em 10/10/1915, no Itaperiú (p. 69v)
37. Amaro José de Avila e Adalgisa Rosa Bernardes. 
Aos dez de Outubro de mil novecentos e quinze, na Capela do Itaperiú, na minha presença e na das testemunhas José Jeremias Bernardes e José Vicente Coelho, com juramento do estado livre e desimpedido de ambos os contraentes, receberam-se por marido e mulher Amaro José de Avila e Adalgisa Rosa Bernardes, ambos nascidos e batizados em Camboriú, residentes no Itaperiú; ele, com trinta e cinco anos de idade, filho legítimo de Ignacio José de Avila e Isabel Raymundo da Conceição; ela, com trinta e um anos de idade, filha legítima de Jeremias José Bernardes e Rosa Lucinda da Conceição. Padre Augusto Weicherding.


Registro de Casamento Civil de Urgel José Bernardes e Porcina Correa da Silva, em 27/09/1919



Registro de Casamento Civil de José Jeremias Bernardes e Valentina Luiza Borges, em 04/10/1921




REGISTROS DE ÓBITO DOS FILHOS


Registro de Óbito de Clarinda, falecida em 02/09/1873, em Camboriú (p. 11v e 12)
Peroba. Setembro 2. Clarinda.
Aos dois dias do mês de Setembro de mil oitocentos e setenta e três no Cemitério desta Paróquia depois de solenemente encomendada foi sepultado o cadáver de Clarinda, filha de Jeremias José e Roza Lucinda da Conceição de idade de cinco anos moléstia desastre. E por ser verdade e poder constar mandei fazer o presente termo que assinei. O Vigário Pe. João Rodrigues de Almeida.


Registro Civil de Óbito de Clarinda, falecida em 17/07/1876, em Camboriú (p. 12v e 13)
Nº 29. Clarinda.
Aos treze dias do mês de Agosto do ano de mil oitocentos e setenta e seis, nesta Freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Cambriú, município de Itajahy, Provincia de Santa Catharina, compareceu no meu cartório Jeremias José Bernardes e perante as duas testemunhas baixo nomeadas e assinadas declarou: Que no dia dezessete do mês de Julho próximo passado no lugar Morretes, pertencente a esta Paróquia, faleceu Clarinda do sexo feminino de dois anos de idade, condição livre, filha legitima de Jeremias José e de sua mulher Rosa Lucinda da Conceição, lavradores naturais desta Província e residentes nesta Paróquia, sendo a morte violenta causada de afogada na água, à que se tinha sepultado no Cemitério desta Freguesia. E para constar lavrei este termo, que depois de lhe ser lido e o achar conforme comigo assina o declarante e as testemunhas João Jeronymo da Silva e Francisco José Bernardes que atestam por conhecimento próprio que a falecida era a mesma Clarinda mencionada neste assento. Eu José Florencio da Silva, Escrivão de Paz o escrevi e assino. O Escrivão José Florencio da Silva. Jeremias José Bernardes. João Jeronymo da Silva. Francisco José Bernardes.


Registro de Óbito de Clarinda, falecida em 17/07/1876, em Camboriú (p. 37)
Morretes. Julho 17. Clarinda.
Aos dezessete dias do mês de Julho do ano de mil oitocentos e setenta e seis, depois de encomendada sepultura no Cemitério público desta Igreja Matriz de N. S. do Bom Sucesso, o cadáver da inocente Clarinda, filha de Jeremias José Bernardes e Rosa Lucinda de Jesus; de idade dois anos, que faleceu de moléstia desastre. E por ser verdade e poder constar mandei fazer o presente termo que em testemunho de fé assinei. O Vigário Pe. João Rodrigues de Almeida.


Registro de Óbito de uma recém-nascida, falecida em 26/06/1877, em Camboriú (p. 44v)
Vargem do João da Costa. Junho 26.
No dia 26 do mês de Junho de 1877, no Cemitério público da Matriz de Camboriú, depois de solenemente encomendada sepultou-se o cadáver de uma recém-nascida, filha de Jeremias Bernardes e Roza Lucinda da Conceição. E para constar mandei fazer o presente que firmo. O Vigário Pe. João Rodrigues de Almeida.

 
Registro de Óbito de Albertina Roza Bernardes, falecida em 24/12/1921, em Barra Velha
Albertina Roza Bernardes Nº 2. Aos doze dias do mês de Janeiro do ano de mil novecentos e vinte e dois, neste Distrito de Barra Velha, município de Paraty, Comarca de São Francisco, Estado de Santa Catarina. Compareceu presente em meu cartório Pedro Francisco de Borba Coelho, natural e residente neste Distrito, negociante. Em presença das testemunhas abaixo nomeadas e assinadas Declarou que no dia vinte e quatro do mês de Dezembro próximo passado as nove horas da manhã na sua própria residência Faleceu de Pheonomia? sua mulher Albertina Roza Bernardes, com quarenta e um anos de idade, natural de Camboriú, negociante e residente neste Distrito. Filha legitima de Jeremias José Bernardes, já falecido, e sua mulher Roza Lucinda da Conceição, naturais de Camboriú, lavradores e moradores neste distrito, casada que foi com ele declarante e de cujo casal possuem os seguintes filhos legítimos: Alfredo Pedro Borba, nascido a vinte e nove de Setembro de mil oitocentos e noventa e nove, Roza Albertina, nascida a oito de Julho de mil novecentos e dois, Maria Albertina, nascida a oito de Julho de mil novecentos e quatro, Theodorico de Borba, nascido a primeiro de Julho de (de) mil novecentos e cinco, Anna Albertina, nascida a quinze de Novembro de mil novecentos e oito, Ernesta Albertina, nascida a dezoito de Fevereiro de mil novecentos e nove, Thereza Albertina, nascida a onze de Fevereiro de mil novecentos e treze, Izaura Albertina, nascida a onze de Fevereiro de mil novecentos e quatorze, Iracy Albertina, nascida a vinte e quatro de Março de mil novecentos e quinze, e Maria, nascida a dezessete de Março de mil novecentos e dezenove. Falecendo sem testamento, cuja morte foi natural sofrendo dez dias de enfermidade. Não foi assistida de médico por no lugar não haver, mais as testemunhas Pedro Polycarpo da Silva e Antonio Verissimo da Silva que assistiram o falecimento e o enterro atestam por conhecimento próprio ser a mesma falecida Albertina Roza Bernardes mencionada neste assento. E cujo cadáver foi sepultado no cemitério público deste distrito. E para constar lavro o presente termo que vai assinado pelo declarante e as testemunhas abaixo assinadas. Eu João Olegario da Silva, escrivão que o escrevi e assinei. João Olegario da Silva. Pedro Francisco de Borba Coelho. Antonio Verissimo da Silva. 
Registro de Óbito de José Jeremias Bernardes, falecida em 16/07/1937, em São João do Itaperiú (p. 39v)
Nº 207. José Jeremias Bernardes. Aos dezenove dias do mês de Julho do ano de mil novecentos e trinta e sete, neste Distrito de Barra Velha, Município de Paraty, Comarca de São Francisco, Estado de Santa Catarina, em meu cartório compareceu o Senhor Waldemiro José Bernardes, e declarou que em seu domicilio no lugar Itaperiú deste distrito, no dia dezesseis do corrente mês, as quinze horas, conforme se verifica do atestado firmado por José Bonifácio Pires e Manoel Eduardo Mafra, que verificaram o óbito, faleceu José Jeremias Bernardes, do sexo masculino, de cor branca, natural deste Estado, com sessenta e cinco anos de idade, casado em primeira núpcias com Teófila Margarida Coelho, e em segunda com, digo em primeira núpcias com Maria Isabel de Avila, em segunda núpcias com Teófila Margarida Coelho, e em terceira com Valentina Borges, todos neste cartório, filho legitima de Jeremias José Bernardes, e Rosa Lucinda da Conceição, ambos naturais deste Estado; O qual morreu  sem testamento deixando bens a inventariar, e os seguintes filhos: de segunda núpcias, José, com vinte quatro anos; Waldemiro, com vinte três anos; Suzana, com vinte dois anos; e Margarida, com vinte anos; e de terceira núpcias; Arlindo, com quinze anos; Demetrio, com treze anos; Argemiro, com onze anos; Luiza, com nove anos; Alcebiades, com sete anos; e Rosa, com quatro anos; Faleceu sem assistência médica de morte natural causa ignorada, e foi sepultada no cemitério publico de São João do Itaperiú, deste distrito. Do que para constar lavrei este termo, que depois de lido e achado conforme, vai assinado pelo declarante, pelas testemunhas, digo e por mim, oficial que o escrevi e assino. Alfredo Pedro Borba. Waldemiro José Bernardes.

 
Registro de Óbito de Maria Rosa Bernardes, falecida em 07/10/1937, em São João do Itaperiú (p. 43 e 43v)
Nº 216. Maria Rosa Bernardes. Aos nove dias do mês de Outubro do ano de mil novecentos e trinta e sete, neste Distrito de Barra Velha, Município de Paraty, Comarca de São Francisco, Estado de Santa Catarina, em meu cartório compareceu o Senhor Oracio Joaquim Moraes, e em virtude de um atestado firmado por José Anastácio Machado, e Antônio João Fagundes, que presenciaram ao óbito, faleceu no dia sete do corrente, as nove horas, Maria Rosa Bernardes, do sexo feminino, de cor branca, de profissão lavradora, natural deste Estado, viúva, domiciliada e residente neste Distrito, com setenta e cinco anos de idade, filha legitima de Jeremias José Bernardes, e Rosa Lucinda da Conceição, ambos falecidos, e naturais deste Estado, casada que foi religiosamente antes da lei ..., com Feliciano José Coelho, deixando os seguintes filhos: Adelino, com cinquenta e cinco anos; Teonilia, casada com Joaquim Manoel Moraes; Ervina Coelho, com quarenta e dois anos; Jere, digo casada com Guilherme Veiga; Jeremias, com quarenta e cinco anos; e José, com quarenta e três anos, não deixando testamento, nem bens a inventariar, e não era eleitora. Do que para constar lavrei este termo, que depois de lido e achado conforme, vai assinado pelo declarante e pelas testemunhas, digo e por mim, oficial que o escrevi e assino. Alfredo Pedro Borba. Oracio Joaquim Moraes.

Registro de Óbito de Timotheo José Bernardes, falecido em 08/04/1946, em São João do Itaperiú (p. 291)
Nº 1.216. Thimoteo José Bernardes. Faleceu 8-4-46. Em catorze de Julho de mil novecentos e sessenta, nesta Vila de Barra Velha, em cartório, compareceu o senhor Eliziario Bernardes e exibindo atestado de óbito firmado pelo Inspetor José Alberto dos Santos, que verificaram o óbito dando com causa da morte ignorada, declarou que no dia oito de abril de mil novecentos e sessenta, em ..., faleceu o Senhor Temothio José Bernardes do sexo masculino, de cor branca, profissão lavrador, natural des Santa Catarina, domiciliado e residente em este distrito com oitenta e um anos de idade, estado civil casado, filho legítimo de Jeremias José Bernardes e dona Rosa Lucinda da Conceição, já falecidos. O sepultamento foi feito no cemitério de São João do Itaperiú, deixou bens a inventariar e os seguintes filhos: Eliziario, Bento, Balicio, deixou sete filhas maiores, do que para constar lavrei este termo que depois de lido achado conforme vai assinado pelo declarante e por mim oficial que o subscrevi e assino. José do Patrocinio Oliveira. Aristides Conti.


Registro de Óbito de Jeremias José Bernardes, falecido em 07/08/1955, em São João do Itaperiú (p. 189)
Nº 10.013. Jeremias José Bernardes. Em trinta de Agosto de mil novecentos e cincoenta e cinco, nesta Vila de Barra Velha, [...] de Araquari; Comarca de São Francisco do Sul, em cartório, compareceu o senhor Guedes Bernardes e exibindo atestado de óbito firmado por Balicio Bernardes e Honorido Corrêa, que verificaram o óbito dando como causa da morte ignorada, declarou que no dia sete do corrente mês, as oito horas em seu domicilio neste distrito faleceu seu pai Jeremias José Bernardes do sexo masculino, de cor branca, profissão lavrador, natural deste Estado, domiciliado e residente neste distrito com setenta anos de idade, estado civil viúvo, filho legítimo de Jeremias José Bernardes e Rosa Lucinda da Conceição, ambos falecidos e naturais deste Estado. O sepultamento foi feito no cemitério de São João do Itaperiú, neste distrito. Faleceu sem testamento com bens a inventariar e deixou os seguintes filhos: Maria Bernardes da Cunha, com quarenta anos, viúva; Rosa Bernardes Duarte, com trinta e sete anos, casada com Antonio Bernardino Duarte; Lourenço Bernardes, com trinta e cinco anos, casado; Donília Bernardes Borba, casada, com trinta e quatro anos; Guedes Bernardes, com trinta e dois anos, casado; Sebastiana Bernardes Borges, com trinta anos, casada com Genesio Borges e Libia Bernardes de Freitas, casada com Miguel de Freitas Filho. Faleceu de morte natural causa ignorada. Do que lavrei este termo que depois de lido e declarado conforme pede assinado pelo declarante e Alfredo Pedro Borba oficial que o escrevi e assino, Alfredo Pedro Borba.


Registro de Óbito de Floripe José Bernardes, falecido em 27/06/1966, em São João do Itaperiú (p. 1)
 Nº 2. Floripe José Bernardes. Em trinta (30) de junho de mil novecentos e sessenta e seis, neste distrito de São João do Itaperiú, município de Barra Velha, em cartório, compareceu Severino Bernardes, brasileiro, filho do falecido, exibindo atestado de óbito firmado pelo ... dando como causa de morte natural, declarou que no dia vinte e sete (27) de junho de mil novecentos e sessenta e seis, em domicilio de seu filho Prospero Bernardes, neste distrito, faleceu Floripe José Bernardes, do sexo masculino, de cor branca, profissão lavrador, natural deste Estado, nascido em Camboriú, domiciliado e residente neste distrito de São João do Itaperiú, com oitenta e nove (89) anos de idade, estado civil viúvo, filho legítimo de Geremias José Bernardes e Rosa Bernardes (falecidos), digo, Rosa Lucinda da Conceição. O sepultamento foi feito no cemitério católico desta localidade. Serviram de testemunha no ato da lavratura do óbito Lúcio Pires e José Bonifácio Pires, aqui residentes, que confirmaram as declarações do declarante. O falecido era casado em Itajaí com Geni Alexandrina de Jesus. São João do Itaperiú, 30 de junho de 1966. Eu, Policarpo Marcos, escrevente juramentado, o escrevi. Eu, Djanira Maria Aguiar, escrivã o escrevi. Severino Bernardes. José Bonifácio Pires. Lúcio Ferreira Pires. Djanira Maria Aguiar.


Registro de Óbito de Adalgiza Rosa Bernardes, falecida em 12/12/1974, em São João do Itaperiú (p. 79v)
Nº 1.637. Adalziza Rosa Bernardes. Em dezoito de Dezembro de mil novecentos e setenta e quatro, nesta Cidade de Barra Velha, em cartório, compareceu Ivo de Ávila e exibindo atestado de óbito firmado pelo Juiz de Paz de São João do Itaperiú, dando com causa da morte natural  causa ignorada, declarou que no dia doze de dezembro de 1974, as 12:30 horas em sua residência neste município, faleceu Adalziza Rosa Bernardes do sexo feminino, de cor branca, profissão lavradora, natural deste Estado, domiciliado e residente em este município com 94 anos de idade, estado civil viúva, filha de Ignácio José de Avila, digo: Jeremias José Bernardes e Rosa Lucinda da Conceição. O sepultamento foi feito em São João do Itaperiú. Não deixou bens a inventariar, deixando seis filhos, todos maiores. Do que para constar lavrei este termo que vai assinado pelo declarante e por mim ... que o escrevi. Barra Velha, 18/12/74. Eu ... Escrivão o subscrevi e assino. Ivo de Avila. JArcanjo.



REGISTROS DE BATISMO DOS NETOS


Registro de Batismo de Adelino Feliciano Coelho, neto de Jeremias e Rosa, filho de Maria Rosa Bernardes e Feliciano José Coelho, na Capela de Santo Amaro em Camboriú, em 03/05/1884, quando a família já morava no Itaperiú

Freguesia de Barra Velha. Adelino, Maio, 3.
No dia três do mês de Maio do ano de mil oitocentos e oitenta e quatro, na Matriz de Camboriú, Província de Santa Catarina, batizei e pus os santos óleos ao inocente Adelino, nascido no dia trinta e um do mês de Outubro do ano de mil oitocentos e oitenta e dois, filho legitimo de meus paroquianos Feliciano José Coelho e Maria Rosa Bernardes, moradores no lugar denominado Itaperiú, distrito do Rio Itapocú, freguesia de Barra Velha; neto paterno de José Coelho da Rocha e Maria Francisca da Rocha, materna de Jeremias José Bernardes e Rosa Lucinda da Conceição, forma padrinhos os avós maternos. E para constar mandei fazer este termo. O Vigário Escarregado João Rodrigues de Almeida.